Com 13,4 mil pessoas, última noite da Calourada de Inverno tem o maior público da edição

Com 13,4 mil pessoas, última noite da Calourada de Inverno tem o maior público da edição

Fotos: Bianca Guimarães

Grupo Conversa Fora subiu ao palco na última noite da Calourada de Inverno

A Calourada de Inverno se encerrou nesta quinta-feira (10) após quatro noites de festas para celebrar os novos calouros das universidades e o retorno das aulas no Ensino Superior. Vários artistas, nacionais e locais, subiram ao palco para cantar e colocar as milhares de pessoas para dançar. 


As atrações artísticas do último dia  levaram muito rock, pagode, pop e funk. As pickups da noite foram conduzidas pelos Djs  RNDMIZE, Zirta e Rack Som Show. Já entre os shows, o grupo Conversa Fora embalou a noite com muito pagode e a Cheeba Cheeba se apresentou com um repertório variado e com muitas músicas da Rita Lee.

Cheeba Cheeba homenageou Rita Lee

Rose Carneiro, secretária de Cultura, avalia que a presença do público, mesmo com frio e chuva característicos da época, superou as expectativas da edição de inverno.


— É uma festa, é um evento que veio para ficar, e ele envolve a cidade. Pode ver que aqui tem mais que calouros. Por ser um espaço democratico, uma festa democrática por ser de graça. A cidade precisa ser acolhedora, porque vem muita gente pra cá. Santa Maria sempre foi uma cidade acolhedora. Acolher bem precisa ser a nossa marca — defende.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ao longo das quatro noites de evento, que começou na segunda-feira (7) e terminou nesta quinta (10), a festa dos calouros reuniu cerca de 43,1 mil pessoas. 

Edição de inverno da Calourada reuniu cerca de 43,1 mil pessoas.


Ellen Paz, acadêmica de Serviço Social da Ulbra, compareceu em duas noites da Calourada de Inverno. A estudante, que é cega e usuária de cadeira de rodas, elogiou a edição do evento.


— Está sendo maravilhoso e seguro, proteção ao maximo. As atrações estão sensacionais e a acessibilidade está tranquila. Nota 10 — avaliou.


O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB)  destacou que a infraestrutura e segurança foram aprimoradas desde a primeira edição, citando o aumento da área coberta e a revista ao público na chegada.


— A Calourada mostrou ser um sucesso absoluto. E nós tínhamos certeza que ia ser, pela estrutura e pelas quatros palavras que eu falo: amor, carinho, acolhimento e segurança. Para mim a segurança é a coisa mais importante que temos.Segurança para cuidar de nossos alunos, dos nossos jovens que vieram pra cá. E isso a gente fez  — afirma.


A última noite do evento não registrou ocorrências por parte da Brigada Militar. Pela equipe da saúde, três atendimentos foram realizados.


Na quarta-feira, cerca de 8,5 mil pessoas curtiram o melhor do sertanejo, MPB e samba. Na segunda noite do evento teve pagode, pop e funk, e reuniu 9,2 mil pessoas. Já a primeira noite de festa reuniu cerca de 12 mil pessoas na Gare da Viação Férrea, com show de Chimarruts.


Estrutura

Nesta edição, além do espaço aberto (com 4 mil m² no total), também foi disponibilizada uma área coberta de 1 mil m², com capacidade para abrigar 5 mil pessoas.

O evento também contou com 54 banheiros químicos disponíveis ao público.

Na saúde, houve a distribuição de preservativos, autoteste para HIV, folderes informativos e orientações para prevenção ao HIV, ISTs e hepatites virais. Além disso, uma ambulância estará de prontidão no local.


Atrações musicias

O palco para shows recebeu 22 artistas, entre bandas e DJs. Todas as noites contaram com programação musical.


Calourada na Gare

A primeira edição da Calourada, em novo formato e local, ocorreu no início deste ano e contou com a presença de um público de cerca de 60 mil pessoas. Até então, a festa era realizada na Praça Saturnino de Brito, conhecida como “Brahma”. Desde 2017, quando a prefeitura passou a promover o evento, a mudança do espaço já era considerada. Em 20 de janeiro de 2023, ficou oficialmente definido que a Calourada seria transferida para a Gare e que contaria com uma infraestrutura maior.


*Colaborou Bianca Guimarães



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Separe o casaco”, destaca meteorologista para o fim de semana em Santa Maria Anterior

“Separe o casaco”, destaca meteorologista para o fim de semana em Santa Maria

Chuva, ventos e possibilidade de granizo; temporal deve atingir praticamente todo o RS entre a noite desta quinta e madrugada de sexta Próximo

Chuva, ventos e possibilidade de granizo; temporal deve atingir praticamente todo o RS entre a noite desta quinta e madrugada de sexta

Geral